envio_mensagem_email_marketing

Entenda porque seus emails podem estar sendo bloqueados no destino pelos provedores de emails!

Todos os provedores de emails hoje têm algoritmos dos mais diversos tipos, implantados com o objetivo de bloquear mensagens consideradas suspeitas. Acontece que algumas vezes as mensagens de empresas idôneas acabam sendo bloqueadas também, mesmo não sendo consideradas Spam.

Isso pode acontecer pelo seguinte motivo: Quando uma empresa tem uma lista de contatos que contém muitos emails incorretos ou inexistentes e resolve disparar uma campanha de email marketing, o provedor de destino irá receber a mensagem e começar a entrega para os destinatários. Uma vez que um número muito alto de emails contém erros, o provedor pára de entregar todo o restante, independente se os contatos restantes são válidos ou não. 

Abaixo damos um exemplo de “bloqueio no destino” do provedor Terra para você entender melhor!

As mensagens abaixo fazem parte do relatório de entrega dos emails fornecido pelo provedor. Note, destacado em negrito, que consta o status do destinatário neste relatório.

b,2014-03-31 06:07:06-0300,t9j3854t6=terra.com.br-2193391510c@gjieurh.guih.net,t9j3854t6@terra.com.br,5.0.0 (undefined status),smtp;550 User unknown,,000.111.222.333,208.84.244.133,,x_signed,emm-gjieurh-x, 

b,2014-03-31 06:07:10-0300,t4j5t4ye9=terra.com.br-21933915102@gjieurh.guih.net,t4j5t4ye9@terra.com.br,5.0.0 (undefined status),smtp;550 User unknown,,000.111.222.333,208.84.244.133,,x_signed,emm-gjieurh-x, 

b,2014-03-31 06:08:30-0300,tu0j3g94j=terra.com.br-2193391510b@gjieurh.guih.net,tu0j3g94j@terra.com.br,5.0.0 (undefined status),smtp;550 User unknown,,000.111.222.333,208.84.244.133,,x_signed,emm-gjieurh-x,

Uma vez que foi identificado que a mensagem estava sendo direcionada para muitos emails com o mesmo erro, status “User Unknown” (ou “Usuário desconhecido”), a partir de certo ponto o provedor parou de entregar o restante dos emails, conforme você pode ver abaixo:

b,2014-03-31 14:03:27-0300,j59384793=terra.com.br-21933915107@gjieurh.guih.net,j59384793@terra.com.br,4.5.0 (unknown protocol-related status),smtp;421 4.7.0 1qc.tpn.terra.com Error: too many errors,,000.111.222.333,208.84.244.133,,x_signed,emm-gjieurh-x, 

b,2014-03-31 14:03:27-0300,j9834u589=terra.com.br-2193391510b@gjieurh.guih.net,j9834u589@terra.com.br,4.5.0 (unknown protocol-related status),smtp;421 4.7.0 1qc.tpn.terra.com Error: too many errors,,000.111.222.333,208.84.244.133,,x_signed,emm-gjieurh-x, 

b,2014-03-31 14:03:27-0300,j9384y6t9=terra.com.br-2193391510a@gjieurh.guih.net,j9384y6t9@terra.com.br,4.5.0 (unknown protocol-related status),smtp;421 4.7.0 1qc.tpn.terra.com Error: too many errors,,000.111.222.333,208.84.244.133,,x_signed,emm-gjieurh-x, 

Os relatórios de entrega começaram a taxar o restante dos emails da lista (válidos e não válidos) como“Error: too many errors” (ou “Erro ocasionado por muitos erros”).

Basicamente o remetente da mensagem foi “punido” de forma que nem sequer os emails válidos receberam o restante do envio das mensagens, devido ao fato de que sua lista de contatos continha muitos emails inválidos.

Por este motivo frisamos a importância de manter sua lista de contatos higienizada!

Ao longo do tempo é normal que haja um processo de defasagem nos emails cadastrados, portanto é imprescindível que a lista seja limpa e higienizada com a devida frequência, visando excluir emails inativos, incorretos e pedidos de descadastramento, para evitar problemas com os provedores de emails, como o caso relatado acima!

E você, já fez a higienização da sua base de contatos este mês?