campanhas_marketing_digital

A tempos que o marketing digital deixou de ser uma tendência. Hoje a internet é um promissor campo de negócios e, independente da área de atuação de sua empresa, é imprescindível oferecer aos clientes uma experiência digital.

O marketing online abrange diversas áreas que devem ser exploradas de acordo com as necessidades de sua empresa. Cada uma dessas áreas permitem uma comunicação única com características exclusivas para captar e reter clientes. Confira a seguir algum dos campos do marketing digital que você pode investir para alavancar suas vendas!

  • 1. Tenha um site de qualidade e atualizado

O site é a porta de entrada da sua empresa. Costuma ser o primeiro contato virtual com cliente e, para qualquer dúvida que possa surgir, o site cumpre um papel esclarecedor, transmitindo confiança e credibilidade para o cliente. Por estes motivos é importante deixar bem claro a área de atuação de sua empresa, os serviços prestados e/ou produtos que a empresa oferece, além de informações básicas como, telefone, email, endereço e horário de funcionamento em local bastante visível.

Nos dias de hoje os smartphones e tablets geram uma parcela muito significativa de acessos, portanto é essencial pensar em um layout responsivo. Só assim seu site poderá ser acessado de qualquer dispositivo móvel com qualidade de navegação.

  • 2. Esteja presente nas redes sociais

São inúmeros os benefícios de se estar presente nas redes sociais e a popularização destes sites tem mudado a forma das pessoas se relacionarem. Muito mais que receber propagandas, as pessoas querem uma experiência com a sua marca e as redes sociais são um canal ideal para que isto aconteça.

No Facebook, por exemplo, o ideal é criar uma FanPage (página empresarial) para você se relacionar com seus clientes de forma gratuita. Entretanto, caso tenha interesse, ainda existe a possibilidade de se investir em anúncios patrocinados dentro desta rede social, expandido o alcance de seus posts para um público específico e segmentado. Atualmente o Facebook é a maior rede social e conta com mais de 1 bilhão de usuários no mundo todo, sendo uma excelente opção de investimento. 

Já o Twitter possui uma dinâmica diferente, possibilitando postagens com no máximo 140 caracteres. É utilizada muitas vezes para divulgar notícias rápidas e assuntos em geral, por isso é recomendado que sejam feitas postagens com mais frequência.

Além dessas duas ainda existem diversas outras redes sociais, cada uma com suas particularidades, como por exemplo: LinkedIn, Instagram, Pinterest e Google+. Cada rede social tem uma dinâmica diferente e possibilita que sua empresa divulgue seus produtos e sua marca de inúmeras maneiras diferentes.

  • 3. Envio de campanhas de email marketing

O email ainda é uma das principais formas de contato, tanto empresarial quanto pessoal, e quando aliado a boas práticas de envio pode lhe render grandes resultados. Umas de suas exclusividades é que você precisa de permissão para enviar seu conteúdo ao destinatário, portanto, sua comunicação acaba sendo somente com potenciais clientes, que possuem real interesse em seu conteúdo e sua empresa. 

O envio de campanhas de email marketing deve ser planejado estrategicamente para que não hajam erros e falhas na comunicação. É imprescindível seguir as boas práticas com conteúdo relevante, títulos interessantes e atraentes, mantendo sempre a opção de descadastramento e NUNCA se deve comprar listas de contatos! 

  • 4. Crie campanhas de Links Patrocinados (Adwords)

Consiste na criação de anúncios pagos para os buscadores, baseados em palavras-chave. Utilizando o AdWords, por exemplo, é possível colocar anúncios que aparecem no topo e na barra lateral direita do Google. Se sua empresa estiver disposta a pagar bastante pelos cliques dos clientes, sua empresa pode facilmente conseguir as primeiras posições nos anúncios. Estas mesmas práticas também existem em outros buscadores como o Yahoo! e o Bing.

SEM (Search Engine Marketing) auxilia sua empresa, através de anúncios, a atingir um público específico que estiver buscando por determinados produtos ou serviços. Seus anúncios só serão ativados quando uma pessoa buscar por uma determinada palavra chave que faça parte dos negócios da sua empresa.

  • 5. Comece a fazer SEO (Search Engine Optimization)

Para conseguir se posicionar nas melhores posições dos buscadores é necessário que sua empresa invista em SEO. A prática que é gratuita e consiste em utilizar palavras-chave relevantes em seu site, que aproxime o que é procurado nos buscadores ao tema do seu site. Também existem diversos fatores que influenciam a posição como, por exemplo, a estabilidade e navegabilidade do site, as taxas de rejeição, dados incluídos no HTML do seu site, entre outros. Tudo isso pode (e deve!) ser melhorado em seu site para conseguir uma boa classificação perante aos algoritimos de busca. Este é um trabalho continuo e de longo prazo. Se você não tiver o conhecimento necessário para entender e aplicar as técnicas de SEO, recomendamos que busque um profissional qualificado para otimizar seu site e conquistar melhores posições nos buscadores.

Lembrando que esse são algumas das possibilidades dentro do marketing digital, que abrange muito mais do que isso, para se conseguir um bom retorno é necessário investimento, tempo, dedicação e planejamento! Todas as informações que você precisa para melhorar os resultados de sua empresa estão disponíveis no mundo virtual, basta se dedicar e entender sobre o assunto!

E aí, você está pronto para se destacar da concorrência e fazer a diferença no mundo digital?


 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!