Marketing de Relacionamento

Grandes, pequenas e médias empresas possuem uma necessidade em comum nos dias de hoje: relacionar-se bem com os seus clientes.

A presença digital é fundamental para o marketing de relacionamento.

A internet vem mudando a forma das empresas e clientes se comunicarem. Email marketing, sites, blogs e redes sociais são apenas algumas das possibilidades que o marketing digital oferece. Estar presente nesse meio e saber se comunicar com os clientes é tão importante quando a venda. O consumidor agora busca o algo a mais, que vai muito além do ato da compra. Quem se relaciona bem acaba vendendo bem, e por mais tempo.

Hoje o cliente procura uma experiência com a marca, um relacionamento, por isso é essencial o marketing de relacionamento.

Essa experiência que o consumidor exige é benéfica para ambos os lados. Quando uma empresa tem um bom relacionamento com o consumidor, esse acaba por ser uma das principais formas de propaganda: positiva, espontânea e gratuita.
 
O que pode ser melhor do que ver um cliente contente compartilhando com sua rede de amigos que adorou seu produto, que sua loja o surpreendeu ou que o atendimento foi eficaz e resolveu seu problema. 
 
É nessa direção que marketing de relacionamento tem avançado. Mas da mesma forma que essa propaganda pode ser positiva, uma experiência negativa com sua empresa pode gerar muito mais repercussão que quando positiva. 
 
Outro ponto importante é a possibilidade de reverter uma experiência negativa, nesse caso, a empresa que se preocupa com a insatisfação do cliente ou com algum problema que tenha ocorrido, pode acabar conseguindo uma segunda chance a partir da insatisfação do cliente…

O marketing de relacionamento é fundamental para construir e manter uma boa imagem.

Portanto aproveite as possibilidade do marketing digital para construir um bom relacionamento com seu público. Apesar de não ser um trabalho a curto prazo, os resultados certamente valem a pena. 


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